Pesquize em toda a Web

Condomínios logísticos: um segmento em expansão

domingo, 16 de setembro de 2012

Mercado aquecido. Entre as vantagens dos condomínios logísticos, está a baixa taxa de vacância; construtoras e famílias com grandes áreas para empreender já apostam nesse filão

Empreendimentos bem-localizados nos arredores de rodovias, portos e aeroportos, com galpões de tamanhos variados, instalações modernas e, em muitos casos, premissas sustentáveis. Os condomínios logísticos, embora não sejam uma tendência nova de mercado, têm se expandido e ganhado cada vez mais destaque no setor imobiliário brasileiro.

Reconhecidos como uma alternativa para ganhar tempo e reduzir gastos de companhias e como uma boa fonte de renda para investidores, tais empreendimentos têm grande procura e surgem como aposta de construtoras e de famílias que têm terrenos para empregar, a exemplo do consórcio Samaria, que busca investidores para uma área de 160 mil metros quadrados na alça de Betim.

"Os galpões logísticos oferecem um gama de serviços que possibilita às empresas focar seus investimentos no negócio, sem terem que investir em sedes próprias. Outro beneficio é que eles permitem que as empresas instaladas possam ratear uma série de custos com segurança e manutenção, entre outros, o que barateia o custo final da operação. Além de oferecerem serviços diferenciados, como restaurantes, oficina e outros, que as empresas normalmente não contam em suas instalações", ressalta Sérgio Fischer, diretor da LOG Commercial Properties, subsidiária da Construtora MRV.

Wilson Garbero Junior, diretor-superintendente da Almi Imóveis Corporativos, que também atua no ramo, concorda. "Não tem por que uma empresa de logística direcionar recursos para construções de prédios, imobilizando recursos, quando pode multiplicar resultados aplicando os valores no fluxo da sua atividade".

Com o aquecimento do mercado, a demanda para locação de condomínios logísticos tem sido alta, e a taxa de vacância, baixa, em torno de 5%. Em relação aos preços, uma pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) divulgada em agosto, aponta que o valor médio do aluguel em condomínio logístico ficou em R$ 19,30 por metro quadrado ao mês, no primeiro trimestre de 2012, contra R$ 16,60 no fim de 2009.

Apesar das vantagens que esses condomínios apresentam, o números deles no Brasil ainda é pequeno se comparado ao de outros países. Segundo estimativas da Colliers International, o Brasil terminou 2011 com 6,2 milhões de metros quadrados em condomínios industriais de alto padrão. O número mostra um avanço de 14% em relação ao ano anterior, mas ainda deixa o país atrás de outros da América Latina, como o México.(OTempo)

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP