Pesquize em toda a Web

Medidas do BACEN podem favorecer o setor de crédito imobiliário

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Na última sexta-feira (3), o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional divulgaram algumas medidas que entraram em vigor no dia de hoje (ver na fonte). Em síntese, o objetivo é cuidar para que a expansão do crédito no Brasil siga uma trajetória compatível com o equilíbrio no nível de preços e a estabilidade do sistema financeiro.
As mudanças nas regras vão desde a exigência de um percentual mais alto de entrada (à vista) nas aquisições de automóveis com financiamento, até a elevação da taxa de compulsório (a parcela do dinheiro captado no mercado que os bancos têm de depositar no BC, ao invés de emprestar). Em nossa percepção, as medidas são benéficas ao crescimento sustentável da economia e estão de acordo com o histórico de regulação do BC nos últimos 16 anos, que colocou nosso sistema financeiro em situação muito segura e confortável durante a última crise internacional.
Nenhuma das mudanças afetará direta e negativamente o mercado de crédito imobiliário. Ainda que possa haver um leve aumento nos juros ao consumidor em 2011, devido à redução da oferta de crédito, esperamos que esta elevação seja menor nos casos de financiamentos e empréstimos vinculados a imóveis.
Atualmente, um dos debates mais importantes no segmento de crédito imobiliário está relacionado às alternativas de fontes de recursos, além do FGTS e da poupança, que não terão mais capacidade de atender à demanda a partir de 2013/14, segundo estimativas de entidades do setor. O anúncio das autoridades monetárias também trouxe uma novidade positiva neste sentido: a taxa de compulsório será reduzida a zero para as letras financeiras, o que pode dar um fôlego para as LFI (Letras Financeiras Imobiliárias), contribuindo para a continuidade na expansão do crédito imobiliário.
* Renato Byrro é economista formado pelo IBMEC de BH e coordenador de produtos no Canal do Crédito

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP