Pesquize em toda a Web

Acompanhe a valorização de seu imovel

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seja para morar ou investir, o proprietário não deve perder de vista o valor real de seu patrimônio. Reformas e modernizações são a chave para manter o preço sempre em alta

Boa localização, segurança, transporte, lazer completo, vaga na garagem, instalações modernas, limpeza, funcionários bem treinados. São muitos os quesitos que pesam na hora da compra ou de alugar um imóvel. Para atrair potenciais compradores, a dica é nunca perder de vista o valor do patrimônio. Muito além de saber o preço do metro quadrado, cuidar da modernização e da reforma dos ambientes, seja dentro do apartamento ou nas áreas de uso comum no edifício, pode garantir uma valorização a longo prazo.

Foi pensando assim que o contador Fernando Fedulo negociou a compra de armários planejados para o seu apartamento novo, na Zona Norte. “A compra na planta já garante uma valorização natural depois do empreendimento pronto. Com tudo montado, vai atrair mais interessados. É a comodidade de só ter de entrar e morar”, afirma o contador.

CUSTOS FUTUROS
Antes de torcer o nariz para as cotas extras que surgem nas reuniões com o síndico, a gerente operacional da administradora de condomínios Protel, Cristiane Salles, lembra que nem sempre economia é sinônimo de saúde financeira. Manutenção preventiva e modernização de equipamentos garantem a segurança e evitam custos futuros. “Os condôminos têm que estar consciente. Acompanhar os relatórios contábeis e pleitear reformas que valorizem o condomínio é importante para o patrimônio individual e coletivo”, aponta a especialista.

Há mais de 10 anos como síndica em um apart-hotel na Barra, Elisabeth Salomão não dispensa obra. “Quando se mora, a tendência é ficar mais acomodado. Mas o investidor, não. Ele sempre apoia as melhorias”, atesta a síndica que nos últimos dois anos viu as unidades valorizarem 30% com as reformas.

VALOR REAL
Técnicos do Sindicato da Habitação promovem mensalmente pesquisas que avaliam a valorização dos imóveis na cidade. Coordenador do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio, Maurício Eiras, explica que os resultados fazem parte de um balanço de dados coletados em anúncios publicados em diversas mídias.

“Chegamos o mais próximo do valor real quando olhamos para o preço do metro quadrado. Ali estão não só o quesito da localização, como também o estado de conservação do imóvel”, explica.

AVALIE
Para quem busca uma avaliação mais fiel, a dica é procurar um dos corretores filiados ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de sua cidade (CRECI). “Para verificar se o profissional é habilitado, o interessado pode ligar para o Creci de sua cidade. Os avaliadores estão em um cadastro nacional”, sugere o presidente em exercício do Creci-RJ, Edécio Cordeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP