Pesquize em toda a Web

Sem corretor é fria!

sábado, 11 de julho de 2009

Quem compra, vende ou aluga um imóvel sem o auxílio de um especialista pode ganhar uma tremenda dor de cabeça

Quem nunca sentiu-se tentado a pesquisar uma opção imobiliária sem a ajuda de corretores ou empresa especialista no segmento? Para muitos, essa atitude pode ser sinônimo de economia de dinheiro, principalmente por não precisar pagar a taxa de comissão do profissional. E, inclusive, algumas vezes, até economia de tempo, quando já se encontra estampado em uma faixa na rua o imóvel dos sonhos.
Entretanto, na maioria das vezes, a prática é perigosa e pode trazer inúmeros problemas para quem pretende economizar a tradicional taxa de corretagem.
Como explica Feliciano Giachetta, diretor da FGi Negócios Imobiliários - Rede Morar, a compra e venda de imóveis por conta própria pode gerar muita dor de cabeça. "A maioria das pessoas acha que, fazendo um negócio diretamente com o proprietário, poderá economizar o dinheiro com a comissão. Mas vale ressaltar que essa atitude acaba sendo um pseudo-ganho, uma vez que, em muitos casos, uma comercialização mal feita pode gerar muitos problemas."
Documentação. Segundo o profissional, uma das maiores fontes de dificuldades está relacionada a documentação do imóvel. "A negociação imobiliária não se resume apenas a aparência do imóvel ou se o comprador gostou da localização. Há muitas coisas por trás disso e uma das mais importantes é a documentação imobiliária. Para que se tenha sucesso é preciso entender profundamente da questão. Assim, o ideal é que a negociação tenha todo aparato profissional", revela Giachetta.
Além da legalização e transferência adequadas do bem imobiliário, há outros fatores que não podem ser deixados de lado. O valor de mercado do imóvel e análise da qualidade da negociação são melhores analisadas por um profissional experiente. A localização, estado de conservação e possível valorização do imóvel com o passar do tempo também são de conhecimento de um corretor.
Os leigos não têm parâmetros para a comparação de preços ou mesmo de localização. O conhecimento da compra e venda não se adquire do dia para a noite. É preciso estudo, empenho e experiência no setor, assim como em qualquer outra profissão."Além disso, vale lembrar que quando se compra um imóvel não se compra apenas a unidade imobiliária. Compra-se o imóvel, o prédio, a rua, o bairro, a vizinhança. E para se ter garantido um bom negócio é preciso conhecimento na área", completa Giachetta.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP