Pesquize em toda a Web

PBH entrega 994 unidades do Pro-Moradia até setembro

quinta-feira, 30 de julho de 2009


Quase mil famílias serão contempladas pelo programa Pró-Moradia, da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação. Na sexta-feira, dia 31, serão repassadas 336 moradias.


No período de três meses, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação, vai entregar 994 unidades habitacionais às famílias inscritas no programa Pró-Moradia, divididas por nove conjuntos residenciais. A iniciativa é do Governo Federal em parceria com o município. O valor investido nos empreendimentos soma cerca de R$ 47,7 milhões, entre recursos da Prefeitura e da União.
Na sexta-feira, dia 31, serão repassadas 336 moradias, distribuídas em três conjuntos: Laranjeiras, Vitória e Diamante Negro, nas regionais Venda Nova, Nordeste e Barreiro, respectivamente. As demais 658 unidades estarão concluídas até setembro e receberão as chaves os futuros moradores dos residenciais Ipês, na Regional Norte, Pérola, na região Noroeste, Primavera, em Venda Nova, Mangueiras, na Oeste, e Camomila/Araguaia, no Barreiro.
A Política Municipal de Habitação (PMH) atende famílias residentes na cidade há mais de dois anos, com rendimentos de até cinco salários mínimos, na busca de garantir o acesso à terra e à moradia digna, promovendo a qualidade de vida e a cidadania das pessoas mais carentes. Outro eixo desta política é a urbanização de vilas e favelas, de responsabilidade da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).
Uma das linhas de atendimento da PMH, a cargo da Secretaria de Habitação, é a produção de moradias como forma de reduzir o déficit habitacional e atender demandas coletivas do movimento organizado, além do reassentamento de famílias vindas de áreas de risco e a implantação de obras públicas. Para isso, a Prefeitura desenvolve diversas medidas, entre elas o Orçamento Participativo da Habitação (OPH) e a construção de moradias através do Programas de Autogestão, do Pró-Moradia e do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).
OPH
O Orçamento Participativo da Habitação foi implantado em 1996 a partir de demandas por moradia que surgiram dentro do Orçamento Participativo da cidade. Durante os Fóruns do OPH são definidas a quantidade de benefícios ofertados para determinado período e sua distribuição proporcional. Os empreendimentos são destinados às famílias de baixa renda, que não conseguem acessar financiamentos e dependem de uma política de subsídios e suporte para atender as exigências legais e administrativas.
Até 2008, das 6.668 unidades habitacionais aprovadas desde 1996, foram entregues 3.211 em 22 empreendimentos distribuídos por várias regiões da cidade. Outras 497 moradias estão em fase de entrega, 1.537 encontram-se em andamento e faltam ser construídas 1.423. A edição do OPH é bianual, em anos ímpares, enquanto o Orçamento Participativo da cidade é realizado em anos pares.
Marcio e Lula entregam unidades habitacionais na Vila São José
Com a presença do prefeito Marcio Lacerda e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Prefeitura vai entregar na sexta-feira, dia 31, às 13h30, na rua Grande Otelo, s/nº, na Vila São José, por meio do programa Vila Vila, 392 unidades habitacionais no Morro das Pedras, no Aglomerado da Serra e na Vila São José. Além disso, pelo Pró-Moradia, serão entregues 336 imóveis, nas regiões de Venda Nova, Nordeste e Barreiro.
Fonte: DOM-PBH)
* Diante destas noticias ainda me pergunto: Como pode alguns politicos, MST e movimentos que se dizem sociais, promover a invasão de terrenos urbanos como a que ocorre na região da Pampulha em Belo Horizonte. Só podem estar querendo tirar alguma vantagem em cima dos pobres coitados que acreditam que terão um pedaço de terra, ou estão querendo dezestabilizar o govevrno de Marcio Lacerda e querendo atropelar os programas habitacionais citados acima.

1 comentários:

Anônimo,  16 de abril de 2012 00:52  

sou muito grato a pbh, por mais este brilhante trabalho. sou beneficiario do pro moradia e sou muito feliz. valeu.

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP